Tellfree e Barracuda firmam parceria


Publicado em: 18/04/2011 | Veículo: TI Inside


Como parte da estratégia em oferecer uma completa solução de comunicações unificadas, a Tellfree fechou uma parceria com a Barracuda Networks para proteger os e-mails corporativos de todas as formas de ameaças, principalmente, os spams, que respondem, atualmente, por um índice entre 80% e 90% das mensagens recebidas diariamente.


De acordo com Fábio Henrique Sulzbacher, diretor de Telecom da Tellfree, o e-mail responder por cerca de 90% do fluxo de negócios em uma empresa, seja na iniciação de um projeto, no atendimento ao cliente ou em agendamento de reuniões com clientes e prospects. “Além disso, qualquer perda de produtividade derivada de uma ameaça no servidor de e-mail gera também uma perda de oportunidade”, avalia.


Por esse motivo, a Tellfree optou pelo Barracuda Spam & Virus Firewall para ser integrado ao Business Mail, serviço de e-mail corporativo desenvolvido na plataforma Microsoft Server Exchange. A solução de hardware e software da Barracuda é composta por dez camadas de proteção, incluindo anti-virus, anti-spam, anti-spoofing (capacidade de um e-mail se passar por outro), anti-fishing, verificação de links, anti-malware e anti-spyware.


O índice de bloqueio contra ameaças chega a até 99%. “Precisávamos de uma ferramenta inteligente que aprende com a experiência do usuário, sendo possível, por exemplo, bloquear o e-mail conforme o assunto”, diz Sulzbacher.


Já as atualizações dos servidores de e-mails ocorrem, em média, a cada 15 minutos. A velocidade de atualização é consequência da ágil detecção de novas ameaças realizada pela central da Barracuda, situada nos Estados Unidos. “São 178 mil clientes atendidos no mundo, o que facilita a descoberta de possíveis problemas”, explica Daylton Monteiro, country manager da Barracuda no Brasil. “Quando uma anomalia é percebida, a informação é encaminhada à Central que, instantaneamente, repassa aos servidores de e-mail”, acrescenta.


Outra característica importante da solução da Barracuda é a interface, que otimiza o trabalho do operador responsável pelo Business Mail nas empresas. O gerenciamento de relatórios e a visualização de possíveis problemas são instantâneos. Além disso, como o Business Mail é operado na nuvem, há a possibilidade de controlar toda a operação remotamente, ou seja, em um local externo à companhia.


Outra vantagem da solução é contar com a tecnologia Checksum, que verifica o número de vezes que uma determinada mensagem aparece na internet, possibilitando categorizá-la com spam se ultrapassar a quantidade mínima de repetições, bloqueando-a. Assim como o Business Mail, a solução da Barracuda é escalável, podendo ser configurada de acordo com a necessidade do cliente.


Para Monteiro, o Barracuda Spam & Virus Firewall é a mais avançada solução contra spams e por isso é ferramenta mais adequada para uma empresa como a Tellfree.
 

A venda da solução Barracuda foi feita pela Bravo Tecnologia. Segundo Roberto Neigenfind, diretor comercial da Bravo, o Barracuda Spam & Virus Firewall apresenta uma medição de 1 falso positivo em 1 milhão de e-mails recebidos. “O número de falsos positivos, ou seja, e-mails autênticos bloqueados pelo filtro da ferramenta, é um dos parâmetros para definir a qualidade de uma solução anti-spam”.


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